Projeto de Produção de Ovos Destinado a Reduzir a Fome Infantil

SPRINGDALE, Ark. - 17 de agosto de 2011 - Um projeto que visa a melhorar o consumo proteico de muitos ruandenses, especialmente as crianças, cujo desenvolvimento inicial é diretamente afetado pela alimentação, vem produzindo atualmente cerca de 2.200 ovos por dia.
 
Metade das crianças em Ruanda apresenta desnutrição crônica, e considera-se que, pelo menos, 22% das famílias do país estejam em situação de insegurança alimentar, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos. A dieta da maioria das pessoas nesse país da África central é composta de carboidratos - na maior parte, batata e arroz - com muito pouca proteína. De acordo com o Comitê Consultivo de Diretrizes Dietéticas dos EUA, em 2010, "as proteínas são o macronutriente mais importante em uma dieta, porque elas oferecem aminoácidos essenciais, além de serem uma fonte de energia. As proteínas são particularmente importante durante o crescimento e o desenvolvimento."

Em 2008, uma antiga funcionária da Tyson, Jenise Huffman, começou a trabalhar em um programa de serviços corporativos em parceria com a Millenium Promise, uma organização sem fins lucrativos voltada à erradicação da pobreza extrema mundial. A partir de seu trabalho, desenvolveu-se uma iniciativa de alívio da fome, envolvendo a Tyson Foods, Inc., a Cobb-Vantress, subsidiária da Tyson, e o empresário de Memphis, Tom Phillips, por meio de sua Ikiraro Investments.
 
O objetivo era ajudar os ruandenses a desenvolver um projeto agrícola comercial e de autossubsistência que ajudasse a fornecer alimentos proteicos à população.
 
Pesquisas desenvolvidas por funcionários da Tyson e da Cobb envolvidos no projeto indicaram que o ovo seria o tipo de proteína mais acessível e com maior capacidade de armazenamento e fornecimento que eles poderiam ajudar os ruandenses a produzir. Então, foram estabelecidos os planos para construção de um programa que envolvesse galinhas poedeiras.
 
A Ikiraro Investments comprou e doou uma área de terra em Musanze distrito de Rwanda , aonde funcionários da Cobb-Vantress e da Tyson Foods fornecem assistência técnica e treinamento para os locais para construir e para manejar os lotes de produção de ovos. A Tyson Foods e a Cobb tem investimentos financeiros para aportar este projeto.
 

"Se existe uma coisa que uma empresa do tamanho da Tyson Foods ou da Cobb realmente tem para oferecer, é o conhecimento," afirma Dave Juenger, diretor de serviços de suporte para a Cobb-Vantress. Conhecimento é algo que se compartilha com facilidade, além de ser uma das formas mais eficientes e eficazes que a empresa tem de utilizar seus recursos, segundo ele.

Um vídeo sobre o projeto e uma entrevista com Juenger estão disponíveis neste link.
 
A construção de uma operação de postura de ovos teve início em 2009, e o primeiro lote foi introduzido no início de 2010. No final do mesmo ano, os ovos já estavam sendo produzidos e disponibilizados no mercado alimentício aberto, sendo também comercializados para escolas e algumas clínicas.

Até hoje, quatro diferentes lotes foram introduzidos, e a operação inteira emprega 17 pessoas. Cerca de 2.000 ovos/semana são fornecidos para a OneEgg.org, que serve um ovo cozido por dia, cinco dias por semana, a crianças que ficam em creches. Os ovos restantes (cerca de 13.400 por semana) são vendidos para fornecedores, que os revendem nos mercados alimentícios locais.
 
"Havia dois funcionários da Cobb em Ruanda no início de agosto, e o progresso que está sendo feito pelos ruandenses responsáveis pela fazenda é fantástico," afirma Juenger. "Eles continuam a provar sua disposição e capacidade de aprender e aplicar o conhecimento compartilhado nos últimos dois anos. Esta iniciativa tem mudado a vida de muitas pessoas naquela região e criado novas expectativas sobre suas capacidades de fazer a diferença. Com certeza, ela causará um impacto positivo de longo prazo na comunidade."
 
"É duradouro," explica Juenger sobre o fato de ensinar pessoas a como produzir seu próprio alimento, "porque o que a gente faz é ensinar gerações a ser autossustentável."
 
Sobre a Tyson Foods
Tyson Foods, Inc. (NYSE: TSN), fundada em 1935, com sede em Springdale, Arkansas, é um dos maiores processadores e comercializadores mundiais de frango, carne bovina e suína, além de ser a segunda maior empresa de produção alimentícia da Fortune 500 e membro do S&P 500. A empresa produz uma ampla variedade de produtos alimentícios proteicos e prontos para consumo, sendo o líder reconhecido nos mercados de varejo e alimentos aos quais serve. A Tyson oferece produtos e serviços a clientes nos Estados Unidos e em mais de 90 países. A empresa possui, aproximadamente, 115.000 Membros de Equipe empregados em mais de 400 instalações e escritórios nos Estados Unidos e em todo o mundo. Por meio de seus Valores Principais, Código de Conduta e Direitos dos Membros de Equipe, a Tyson se esforça para operar com integridade e confiança, comprometendo-se com a geração de valor para seus acionistas, clientes e Membros de Equipe. A empresa também se esforça para ser receptiva a expressões de fé, proporcionar um ambiente de trabalho seguro e servir aos animais, à terra e ao meio ambiente que nos foi confiado.
 
Sobre a Cobb-Vantress
A Cobb-Vantress, Inc. é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento avícola, envolvida no aprimoramento da produção e na venda de planteis de matrizes de frango de corte. A Cobb é a mais antiga empresa de genética avícola no mundo. Desde 1916, a Cobb vem se consolidando como um dos líderes mundiais em fornecimento de planteis de matrizes de frango de corte, com distribuição em 100 países. A Cobb contribui com a eficiência dinâmica e o crescimento de uma indústria que transforma o frango em uma fonte de proteína saudável e economicamente acessível para muitas das quase sete bilhões de pessoas do planeta.
 
Sobre a Ikiraro Investments
Tom Phillips, de Memphis, Tennessee, estabeleceu a Ikiraro em 2009 para operar como uma holding de investimentos na construção de negócios operacionais em Ruanda. Em 2010, as Fazendas Ikiraro lançaram um negócio avícola em Musanze, com o objetivo de produzir um total de 7.000 ovos de galinha por dia. A Tyson Foods funciona como consultor técnico da Ikiraro em seu negócio avícola. A Ikiraro também estabeleceu uma parceria com o Dr. Caleb King para desenvolver projetos de mini hidrelétricas na Província ao Norte de Ruanda.
Related Articles

Mobile App

Get the Mobile App

Available on Google play and the App Store